RaioX Gastronomia

Marina Sabino promove fusão de sabores quilombolas e do cerrado baiano em Salvador

Chef Marina Sabino (Divulgação)

A chef Marina Sabino irá representar o Oeste baiano durante a 9ª Fenagro (Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária), que acontece em Salvador até o dia 2 de dezembro. Durante a aula, no Parque de Exposições de Salvador, amanhã (28/12), a partir das 10h, a chef ensinará a receita do snack de tapioca suflada com tambaqui e gel de cagaita. A receita é feita com ingredientes do Cerrado baiano e de comunidades quilombolas da região. Acompanhe toda a programação do evento pelo site da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural): www.sdr.ba.gov.br.

Nascida em Barreiras, no Oeste da Bahia, a chef Marina Sabino, 32 anos, deixou sua cidade natal na adolescência para terminar os estudos em São Paulo. Na capital paulista, formou-se em Engenharia de Alimentos, mas sua paixão pela culinária levou-a às salas do Senac Santo Amaro, onde se pós-graduou em Cozinheiro Chef Internacional. Após trabalhar em restaurantes da cidade, partiu para uma temporada em um navio de cruzeiro no Mediterrâneo e Mar do Norte. De volta a São Paulo, trabalhou em restaurantes e estagiou com o chef Laurent Suaudeau. Há cinco anos, retornou para sua cidade natal e em 2016 abriu seu restaurante, Casa Marina, onde apresenta um menu sazonal de culinária brasileira a partir de pesquisas com ingredientes e produtores da região. Neste ano, participou do The Taste Brasil 4 (time André Mifano), do qual foi finalista.

Em seu restaurante, Casa Marina, ela dedica-se a produzir pratos com ingredientes do cerrado baiano, oferecendo uma cozinha baiana bastante diferente da convencional. Deste rico bioma, ainda com muito a ser descoberto, saem frutas como a cagaita e o maracujá-do-mato, peixes de rios, como o surubim e o tambaqui, além do pequi, da castanha baru, e da carne de bode. “Há um vasto mundo a ser descoberto no cerrado baiano, quanto mais pesquiso, mais me deparo com sua diversidade e encantamento”, afirma Marina. 


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X