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Com a chegada da alta temporada, Gol introduz sistema de autoatendimento para despacho de bagagens da sita no aeroporto internacional de São Paulo - Guarulhos

Sucesso no Rio de Janeiro, a GOL, a maior companhia aérea do Brasil, lança desta vez no Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos o Scan&Fly da SITA,uma tecnologia de autoatendimento para o despacho de bagagens, para acelerar a experiência no aeroporto. Os clientes da companhia aérea agora podem usar o Scan&Fly da SITA para fazer o check-in de bagagens em voos domésticos em Guarulhos. Essa opção de autoatendimento diminui pela metade o tempo necessário para o check-in de uma bagagem e dá aos clientes mais controle sobre sua jornada, trazendo rapidez e autonomia ao cliente no maior aeroporto da América do Sul.

José Luiz Belixior, Diretor de Aeroportos da GOL, afirmou: “Com o novo serviço, que chamamos de Bagagem Expressa – Despache você mesmo, o cliente da Gol poderá realizar todo o processo de embarque em até 40 segundos, sem ter qualquer contato com um atendente, se assim ele preferir. Dessa forma, a GOL adequa-se as necessidades de cada passageiro, de acordo com o seu perfil”.

A cada ano, cerca de 32 milhões de clientes voam pela GOL e no período das férias de verão, o movimento em Guarulhos aumenta significativamente. Por isso, o Scan&Fly da SITA proporciona reduções significativas no tempo necessário para o check-in e é um grande bônus para os clientes, além de ajudar a GOL a atingir as metas definidas como parte do programa IATA Fast Travel.

Gustavo Figueiredo, CEO do Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, disse: “O serviço de bagagem expressa aumenta a eficiência do processo de check-in, permitindo um embarque mais rápido e fluído. O Aeroporto de Guarulhos e a GOL seguem a tendência global de aumento de autoatendimento com os objetivos de aumentar a fluidez do processo de embarque e reduzir o tempo de check-in.”

A SITA está instalando unidades Scan&Fly em cada aeroporto. Além das próprias unidades, a SITA também forneceu consultoria para desenvolver os processos otimizados em ambos os aeroportos, integrando a solução nas infraestruturas das companhias aéreas e aeroportos.

Luiz Castanha, Diretor de Vendas da SITA para a América Latina, disse: “A SITA está sempre buscando formas de usar a tecnologia em prol do passageiro, no sentido de melhorar a experiência e tornar as operações áreas e aeroportuárias mais eficientes. O Scan&Fly foi um sucesso no Rio de Janeiro e sabemos o quanto será importante para o maior aeroporto da América do Sul. Estamos felizes pela GOL ter dado continuidade à implementação desta tecnologia no Brasil.”

A SITA fornece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, tanto em solo quanto através dos Centros de Comando da SITA, que detectam proativamente os problemas para evitar qualquer perturbação aos clientes. Esse monitoramento varia do rastreamento de surtos, no uso da internet, que podem ter impacto no aeroporto, a alertas à equipe com base no fato de que o suprimento de papel da etiqueta de bagagem está acabando.


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