RaioX Gastronomia

Fórum de Hospedagem e Alimentação do SINDHA reúne grandes nomes do setor em Porto Alegre

Inovação na gastronomia, investimento em Turismo e iniciativas empreendedoras no setor de hotelaria e gastronomia estiveram em pauta na terceira edição do Fórum de Hospedagem e Alimentação, promovido pelo SINDHA nesta quarta-feira, 22 de novembro. O evento, que ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reuniu representantes do setor e painelistas como o senador Cristovam Buarque, os chefs Rodrigo Oliveira, Andre Mifano e Neka Menna Barreto.

Na abertura do evento o presidente do SINDHA, Henry Chmelnitsky, destacou que uma das bandeiras da entidade é buscar formas de contribuir para a cidadania do país. “Em um momento difícil para o Estado e o país, não podemos ser omissos. Temos que proporcionar às futuras gerações um futuro melhor”, afirmou. Ele ainda explicou que o fórum é justamente uma iniciativa para discutir ideias e ações que envolvem a relação do setor com a sociedade como um todo: “não podemos parar no tempo, temos que trabalhar com criatividade sem perder o foco no empreendedorismo e no fomento ao turismo, por isso trouxemos palestrantes diferenciados, para aguçar os participantes”.

No primeiro painel do dia, o senador Cristovam Buarque falou sobre a importância de investir em educação e formação de qualidade e diante de uma plateia de aproximadamente 300 pessoas,  afirmou que gostaria de concorrer à presidência em 2018. “Precisamos de um presidente que ao invés de dividir, unifique”, disse.

Eleito chef do ano pelo jornal Folha de São Paulo, Mifano contou como seu restaurante surgiu: “Eu não queria mais ficar no Brasil, em um momento inesperado, no auge da crise, resolvi investir em uma ideia e deu certo”. O Lilu, localizado em São Paulo, tem um cardápio baseado em intensidade e temperatura, não em tamanho, e no conceito de compartilhamento. O chef Rodrigo Oliveira, contou a trajetória de sucesso do seu restaurante Mocotó, que investiu em uma culinária regionalizada e hoje é reconhecido internacionalmente. Já Neka Menna Barreto destacou sua experiência em busca de ingredientes frescos e de uma culinárias mais saudável, com insumos adquiridos diretamente do produtor.

O evento contou ainda com a participação do jornalista Roberto D’Ávila, da consultora em food design e embaixadora do projeto Food Revolution, Ágata Britto, da gastrônoma e ativista do Movimento Slow Food, Jussara Dutra, do presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio e do empresário brasileiro idealizador de bares, boates e clubes noturnos mais agitados do Rio de Janeiro, São Paulo Nova Iorque e Paris, Ricardo Amaral, entre outros painelistas.

 

Crédito: Tania Meinerz

 


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X