RaioX Gastronomia

Hotel Transamerica São Paulo participa do Projeto Rabo de Galo

Bombeirinho/Divulgação

Criado com o intuito de fortalecer o uso da cachaça na coquetelaria ao homenagear um dos mais clássicos drinques nacionais, o Projeto Rabo de Galo, iniciativa liderada pela cachaça Yaguara, chega à 3ª edição e, mais uma vez, incentiva os bares a prepararem suas versões autorais da bebida. Esse ano, o evento acontece entre 13 e 30 de setembro e tem como tema "Projeto Rabo de Galo convida clássicos brasileiros". O objetivo é jogar luz também para outros quatro preparos tradicionais - a Caipirinha, o Bombeirinho, as Batidas e o Macunaíma -, provando que qualquer receita, se feita com bons ingredientes, pode resultar em coquetéis de altíssima qualidade.

Para celebrar os coquetéis icônicos que têm o destilado como base, a cachaça Yaguara convidou alguns dos melhores bartenders dos cinco estados onde acontece no projeto, entre eles Rafael Oliveira, mixologista do Hotel Transamerica São Paulo. O profissional irá apresentar algumas criações exclusivas elaboradas com as cachaças Yaguara Branca, Yaguara Orgânica ou Ouro. Parte do valor das vendas será revertido como doação para uma instituição de caridade ligada à sustentabilidade. 

Na sua releitura do clássico Rabo de Galo, Oliveira usou a Yaguara Branca e Vermouth. Já o Bombeirinho levou Yaguara Orgânica, xarope de groselha artesanal e defumação de cravo e canela. Rafael também incluiu um cardápio do hotel um coquetel autoral, o Negreiro, preparado com Yaguara Ouro, Vermouth e Bitter infusionado com umbu.

Rabo de Galo/Divulgação

O "Projeto Rabo de Galo convida clássicos brasileiros", acontece entre os dias 13 e 30 setembro, em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, totalizando mais de 100 endereços participantes.

O evento conta ainda com duas festas de lançamento simultâneas no Rio de Janeiro e em São Paulo, no dia 10 de setembro, a partir das 19h, nos bares do Hotel Yoo2 (RJ) e no Forfé (SP), ambas abertas ao público. Durante as festas, cinco bartenders em cada cidade tornam-se embaixadores dos drinques homenageados por esta edição e se revezam em turnos para prepará-los.

Sobre Rafael Oliveira

Rafael Oliveira é o mixologista e chefe de bar do Hotel Transamerica São Paulo. Formado em Buenos Aires - Argentina pela UC e mestre cervejeiro pela Brewing and Beverage Technology – Munchem ALE, conta com 19 anos de experiência na área de coquetelaria.

Morou por oito anos fora do país, onde passou por mais de 40 países estudando as culturas etílicas, ingredientes e costumes de cada um deles. Em 2008 retornou ao Brasil e desde então chefia casas conceituadas como a rede Brahma de bares; além de prestar consultoria em diversas casas pelo Brasil.

Rafael conta com uma coquetelaria moderna onde sugere, por meio de seus drinks, uma viagem sensorial pela música e pelos países que visitou.


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X