RX Destinos

Caxambu reúne belezas naturais e águas medicinais

Localizada no sul de Minas, na região da Serra da Mantiqueira, Caxambu é considerada a mais tradicional Estância Hidromineral do Brasil e a maior do mundo. Repleta de uma natureza única, a cidade é rica em águas minerais e a maior parte está concentrada no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães.

Caxambu possui um centro histórico rico e atraente. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é a matriz e fui fundada em 1892. É nela que as principais celebrações religiosas da cidade acontecem. Outra igreja importante é a de Santa Isabel de Hungria, que foi construída em 1897, a pedido da Princesa Isabel. A construção foi tombada pelo patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais.

Outros locais históricos são as fazendas, como a Chácara das Rosas – Centro de Hidroterapia e Terapias Holísticas –, o Portal das Águas onde é possível fazer trilhas pela mata, nascentes e lagos. Há opções para visitas a sítios com criação de cavalos e o visitante pode fazer cavalgadas e passeios em pôneis, além de desfrutar do café colonial e almoço típico mineiro.

O visitante pode conhecer a cidade através de um tour, que pode ser feito de charrete e a cavalo.

Com cerca de 210.000 m², o Parque das Águas está no centro da cidade e é o principal point turístico de Caxambu. São 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais, todas com propriedades diferentes. Além disso, o Parque possui gêiseres, piscinas de águas mineral, bosques, jardins, alamedas, lago com pedalinhos, pista de cooper, quadras esportivas e teleférico.

Outro ponto de parada imperdível é o Balneário Hidroterápico de Caxambu, que também está situado dentro do parque e oferece banhos em piscinas hidroterápicas e banheiras de hidromassagem, duchas Vichy e escocesa, que proporcionam efeitos terapêuticos e relaxamento. As saunas a vapor e finlandesa também são ótimas opções para combater o stress e promover o bem estar.

No Parque das Águas, o gêiser Floriano de Lemos pode atingir até 8 metros de alturas e uma temperatura de 27°. Além da alta quantidade de calor presente no ar, outro fator que faz com que o gêiser exploda são os gases, que fazem a água jorrar em intervalos de tempo indefinidos. O espetáculo acontece cerca de três vezes por dia. O gêiser Floriano de Lemos é o único existente no Brasil.

O turista pode terminar seu passeio com uma belíssima visão panorâmica da cidade no Morro do Caxambu. Ele está a aproximadamente 1090 metros de altitude e 186 metros acima do Parque das Águas. De lá, é possível avistar a cidade de Baependi, além de muitas serras próximas

Para chegar até lá em cima, o visitante pode ir no teleférico que fica dentro do parque. Durante a viagem ele passa por cima do lago e da mata do Parque.

Onde ficar

Localizado no sul de Minas Gerais, o Hotel União fica em frente ao Parque das Águas, maior estância hidromineral do mundo, na cidade de Caxambu. O tradicional empreendimento possui apartamentos confortáveis e com móveis rústicos, sala da lareira, sala de leitura, lobby, piscina aquecida e jardim de inverno. A cozinha do hotel oferece o melhor da comida mineira e explora também a gastronomia italiana e portuguesa.

Há 76 anos recebendo os turistas em Caxambu, o Hotel União é referência de ótimo atendimento, cozinha exclusiva e atmosfera acolhedora.

Crédito Foto: Divulgação


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X