RX Feiras e Eventos

1º Fórum de Desenvolvimento do Turismo de Negócios e Cultura, mostra a força dos municípios do RT para o fomento dessa indústria.

Hamilton SantAnna, abriu os trabalhos do Fórum, representando o prefeito Rogério Lins       Crédito Foto: Marcos Felipe Bojar

Osasco sedia hoje (18), no Paço Municipal, na Sala Osasco (prédio anexo à prefeitura), o 1º Fórum de Desenvolvimento do Turismo de Negócios e Cultura, com o tema “Turismo: um leque de oportunidades” que reúne os municípios de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Cajamar, Caieiras, Francisco Morato, Jandira e Itapevi. O evento que segue até o final da tarde, teve abertura às 9 horas. Representando o prefeito da cidade, Rogério Lins, o Secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Hamilton SantAnna, elencou uma série de ações que serão priorizadas pela atual gestão, para fomentar o turismo na cidade. Também respondendo como presidente do COMTUR- Conselho Municipal de Turismo de OsascoSantAnna reforçou seu compromisso  à frente do órgão a manter o diálogo e a conjugação de esforços entre o poder público.

Hoje a cidade de Osasco, que já tem presença das redes hoteleiras AccorHotels, com a bandeira Ibis Budget  e Ibis Style; da Vert com o  Ramada Encore by Wyndham Osasco (marca franqueada da Whyndham Group) e da Travel Inn (Travel Inn Osasco (ex)-Best Western), conforme comenta a jornalista Eny Amazonas, co-autora da série de Estudos Raiox da Hotelaria Brasileira - As Redes Hoteleiras do Brasil, é um potencial cenário para a chegada de outras redes já em operação no país, e que possuem real interesse em expandir para regiões com ênfase para o turismo corporativo. Com o vizinho município Barueri, a fertilidade para o turismo corporativo também já fica patente com a presença de redes como Atlantica Hotels, a segunda maior do país; Bourbon Hotéis e Resorts (Bourbon Alphaville Business Hotel), a francesa AccorHotels, líder do mercado brasileiro, presente com as marcas Ibis (Hotel Ibis Tamboré ) e Adágio (Aparthotel Adagio Alphaville) e HB Hotel (HB Hotels Sequóia, em Alphaville), além dos hotéis independentes. "Nós enxergamos este potencial também  nas demais cidades que fazem parte do Grupo RT, daí a necessidade  real dessa união  e de eventos que mostrem a cultura e vocação turística de cada uma, seja para o lazer ou negócios", enfatiza.

Lilian Goldner (RaioX), Ana Lívia (Senac) e Eny Amazonas (RaioX) Crédito: Marcos Felipe Bojar. 

A sócia no estudo, Lilian Goldner, observou que existe a possibilidade da IV edição da série de estudos Raio X da Hotelaria Brasileira, vir a ser lançada em Osasco, dependendo da evolução das negociações, como espaço  e outros itens. A idéia  das autoras surgiu, após  conhecerem os planos da região para o turismo e especialmente pelo trabalho que vem sendo realizado pelo SENAC Osasco, em prol a iniciativas que visam o fomento turístico, seja na formação de profissionais especializados ou na aptidão para somar aos debates e ao incremento do setor.

A edição 4 do estudo, intitulada "A Evolução das Marcas", está em fase final de compilações, e vai colocar em análise  a origem e desempenho de aproximadamente 160 redes/administradoras hoteleiras nacionais e internacionas. "São muitas as novidades, e acreditamos que à partir das informações que estaremos levando ao mercado, o investidor terá um mapeamento completo das regiões, sua estrutura e concorrência, fatores decisivos para a chegada de novos investimentos em diferentes regiões do país", complementa Amazonas.

O suporte do SENAC na região pode ser decisivo para  este fomento do turismo, acreditam as autoras do estudo. Ana Lívia Reis, Coordenadora de Negócios Educacionais das áreas de Gastronomia, Nutrição, Eventos, Turismo e Pós Graduação do SENAC Osasco, ressaltou que a equipe de recepcionistas do evento  é formada por alunos do SENAC, assim como leva a assinatura do órgão a Oficina Show - Hot Dog Gourmet ,reforçando a gastronomia local, em especial da cidade anfitriã, que foi destaque no  período da tarde. Também do SENAC, Jorge Carlos Silveira Duarte , conduziu a palestra "Turismo, regionalização e negócios", no período da manhã.

As autoras do estudo que residem em Osasco, enxergam um futuro bastante promissor ao município na evolução do turismo, e toda região e suas cidades vizinhas. Para tanto a receita é certa: "somar esforços a apostar na potencialidade do turismo com a criação de um Convention & Visitors Bureau para a RT, além de investimentos em estudos que são ferramentas indispensáveis aos potenciais investidores ,e promoção de eventos que mostrem ao mercado a cultura de cada um", disse Amazonas, que conferiu junto com Lilian, as apresentações culturais dos municípios.

Ana Lívia Reis  -Coordenadora de Negócios Educacionais das áreas de Gastronomia, Nutrição, Eventos, Turismo e Pós Graduação do Senac Osasco - Crédito: Marcos Felipe Bojar.

Israel Frederico Amazonas (Defesa Civil), Jornalista  Eny Amazonas Bojar (co-autora da série de estudos Raio x da Hotelaria Brasileira) com o o Secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Hamilton SantAnna. Crédito: Marcos Felipe Bojar.

A mestre em Engenharia e co-autora da série de Estudos Raio X da Hotelaria Brasileira, Lilian Goldner e o o Secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento Hamilton SantAnna.

Crédito Imagens: Marcos Felipe Bojar


Galeria de fotos



Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X